21/05/2014 10:06
Sente-se corretamente e livre-se da dor nas costas!
Acredite, 80% da população mundial terá dois episódios de dor na coluna, sendo a má postura uma das principais causas (segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde).

Você conhece a ideal para se trabalhar diante de um computador?

Conselho de mãe é lei, quando ela o aconselha a endireitar suas costas, é para que você não sofra no futuro. Quem nunca recebeu um puxão de orelhas como esse?A má postura, além de gerar dor na coluna pode ocasionar diversas patologias como degeneração precoce, protusões e hérnias de disco, compressões nervosas, entre outras. Não existe uma única, pois essa "postura ideal" quando  mantida por muito tempo também gerará fadiga e cansaço que promoverá dor. O ideal é alterná-la.

Alguns exemplos para quem trabalha frente a um computador:

- Ajustar o monitor na altura dos olhos, com a distância entre 45 a 70 cm, sem que haja reflexo de alguma luz externa;

- Manter ombros e braços relaxados com os cotovelos junto ao corpo, antebraços apoiados nos braços da cadeira, punhos e mãos alinhados em posição neutra;

- Manter a coluna cervical em posição neutra e a lombar apoiada no encosto da cadeira;

- Sentar sobre os ísquios, mantendo um espaço entre o joelho e a extremidade da cadeira, manter a tríplice flexão de quadril, joelho e tornozelo;

- Providenciar uma cadeira com o encosto inclinado a 15%, e assento para frente em 5%;

- Regular a cadeira de maneira que os pés fiquem apoiados em uma plataforma inclinada para favorecer o retorno venoso.  

Veja no gráfico de compressão lombar nas diferentes posturas e constate você mesmo. Incrivelmente, a postura sentada e com flexão (275%) da coluna é a que promove mais compressão lombar, ou seja, a que acarretará mais problemas futuros. Se compararmos a posição em pé (100%) e a posição sentada com flexão (275%), nesta, a compressão é três vezes maior.

Mesmo a melhor posição descrita por pesquisadores gerará fadiga se mantida por longo tempo, sendo assim, o ideal é:

- Alternar as posturas;

- Dar pausas para descansos;

- Realizar exercícios compensatórios;

- Contar com a Ginástica Laboral - dentro do trabalho;

Corrija-se para que não seja cobrado no futuro por tal erro. 


Boa semana 

Rodrigo Paulo


http://www.redetv.uol.com.br/ColunistaPosts.aspx?57,805,false,Voce-permanece-por-longo-periodo-diante-de-um-computador-Conheca-a-postura-adequada

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