13/03/2014 07:08
Terceira idade x Atividade física
Beneficios da atividade Fisica para a Terceira Idade!

No Brasil existem cerca de 20 milhões de idosos, ou seja, aproximadamente 10% da população, segundo dados da OMS - Organização Mundial de Saúde. Estima-se, então, que em 2025 a população de idosos chegará a 32 milhões.
Segundo a OMS consideram-se idosas as pessoas que têm idade acima de 60 anos.

A terceira idade, assim como as diversas fases da vida, deve ser bem vivida e aproveitada sem preocupações. Para ficar longe dos problemas que esta fase normalmente acarreta, é preciso livrar-se do sedentarismo e colocar o corpo para trabalhar.

O ideal é caminhar 30 minutos todos os dias ou no mínimo 5 vezes por semana. A caminhada é um excelente exercício aeróbico que não precisa de um lugar especifico ou equipamentos caros. Deve-se caminhar de preferência em um local plano e sem irregularidades.

A atividade física é uma grande aliada para favorecer a diminuição das perdas associadas ao envelhecimento. Com exercícios regulares é possível melhorar: a massa óssea e muscular, a capacidade cardiorrespiratória, o equilíbrio, a funcionalidade, a fragilidade e a incidência de quedas.

Um programa de atividade física deve englobar:

- atividades aeróbicas

- exercícios resistidos (com carga);

- atividades de socialização;

- atividades recreativas;

- exercícios de equilíbrio e de propriocepção;

- atividades associadas;

- treino de marcha;

- treino funcional.


Seguem alguns benefícios:

- aumento de massa e força muscular;

- aumento de massa óssea;

- melhora da ADM - amplitude de movimento;

- melhora da coordenação motora;

- melhora do equilíbrio e propriocepção;

- aumento da disposição para as atividades cotidianas;

- aumento da capacidade cardiopulmonar;

- prevenção de doenças crônicas não transmissíveis;

- entre outros.

Os exercícios nunca devem ser levados até a exaustão. Torna-se indispensável evitar atividades de alto impacto e que levem à ADM máxima e somente um personal trainer terá condições de avaliar cada caso e orientar o idoso na forma correta de praticar cada atividade.

Boa semana, 

Rodrigo Paulo




http://www.redetv.uol.com.br/ColunistaPosts.aspx?57,4354,false,Terceira-idade-x-Atividade-fisica


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