05/09/2019 03:07
Maior estacionamento de bike do mundo tem mais de 12 mil vagas
É tão grande que há uma ciclovia interna.

Stationsplein é o estacionamento para bicicletas mais famoso de todo o mundo. Isso porque abriga a maior quantidade de espaço para o veículo de duas rodas: são 12.500 vagas disponíveis. O negócio está localizado na praça da Estação Central de Utrecht, na Holanda.

Com mais de 21 mil metros quadrados, o estacionamento é subterrâneo, possui três andares e fica aberto 24h. É tão grande que há uma ciclovia interna. Além disso, um sistema digital ajuda a encontrar as vagas áreas livres.

Dentro do espaço, o ciclista ainda pode acessar plataformas de trem e de ônibus -, sendo uma alternativa para integração de modais. Os moradores podem sair de casa pedalando, deixar a bicicleta estacionada na estação e seguir viagem de trem, por exemplo. O estacionamento é gratuito nas primeiras 24 horas.

Quando inaugurado, em 2017, pela prefeitura, ele já era capaz de abrigar seis mil bicicletas. Mais de 1.500 vagas foram adicionadas no ano seguinte e, na última semana, foram inauguradas mais cinco mil, totalizando agora 12.500 vagas. O objetivo é alcançar 22 mil até 2020.

Pode parecer exagerado, mas o país é famoso por ter mais bicicletas do que moradores. Nas principais cidades, mesmo estacionando nas ruas, é difícil encontrar um espacinho para as magrelas. A luta não é por uma vaga de carro e sim por uma vaga de bike.

Sendo a quarta cidade mais populosa da Holanda, Utrecht possui as três ciclovias mais movimentadas do país. De acordo com a prefeitura, um estudo recente do "Escritório de Planejamento Cultural Social" revela que os holandeses percorrem, coletivamente, cerca de 15 bilhões de quilômetros por ano. Isto significa que as bicicletas são usadas por mais de um quarto das viagens feitas nos Países Baixos.

Vídeo de 2017 mostra a inauguração do estacionamento de bicicletas, confira: https://youtu.be/L3M_GM_MDg8

Fonte: Site: www.ciclovivo.com.br; imagem: www.pixabay.com
Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Nome:
E-mail:

* seu e-mail não será publicado.
Comentário:
Digite o código ao lado:
(gerar outro código)