05/08/2015 07:24
O uso eficiente da máquina de lavar e do ferro de passar.
Entre as recomendações, usar a capacidade máxima da máquina de lavar e juntar a maior quantidade de roupa para passar ferro.
Quando não utilizados de forma consciente, a máquina de lavar e o ferro de passar roupa podem aumentar o consumo de energia. Temperatura inadequada, filtros sujos e equipamentos sem o Selo PROCEL de Economia de Energia são alguns dos fatores que podem deixar a conta de luz mais cara no fim do mês.

Uma das principais recomendações da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) é o planejamento eficiente dessas tarefas do lar. "Por exemplo, se vai usar a máquina de lavar, a dica é utilizar sempre a capacidade máxima da máquina", ressalta Evandro Simões, engenheiro elétrico e gestor da Companhia. Fique atento também à dosagem do sabão, utilizando sempre o necessário para cada quantidade de roupa.

Outra dica é sobre a manutenção do equipamento - é muito importante manter o filtro da máquina sempre limpo. "Quando o filtro não está limpo provoca uma resistência no processo. O motor faz mais força para poder processar e, consequentemente, gasta mais energia", explica Simões.

Assim como para a máquina de lavar, uma das recomendações para um consumo menor de energia com o ferro elétrico é tentar juntar a maior quantidade de roupas possível para passar todas de uma só vez. "Tente juntar um volume significativo de roupas para passar, evitando assim o processo repetido de esfriamento e aquecimento do ferro, o que gasta mais energia", alerta o especialista.

Desligue o ferro quando for interromper o serviço e evite passar tecidos que não precisem ser passados, como alguns tipos de lençóis e edredons, assim como usar a temperatura indicada para cada tipo de tecido. O calor do ferro quando o aparelho for desligado pode, inclusive, ser aproveitado para passar roupas mais leves. E, na hora da compra, não se esqueça: escolha o ferro de menor potência e com o Selo PROCEL de Economia de Energia.

Fonte: www.blogs.ne10.uol.com.br
Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Nome:
E-mail:

* seu e-mail não será publicado.
Comentário:
Digite o código ao lado:
(gerar outro código)