07/12/2017 02:26
Startup carioca desenvolve tintas 100% orgânicas para crianças
Cacau, urucum e açafrão são alguns dos materiais usados na produção das cores

Residente da incubadora de empresas da Coppe/UFRJ, a Mancha é uma startup carioca que está trazendo inovação para o mercado de tintas a partir da utilização de pigmentos vegetais como cacau, beterraba, açafrão e urucum. As tintas são ideais para crianças e foram desenvolvidas pela empresa com o intuito de diminuir o impacto ambiental, já que no processo tradicional de fabricação de tintas são utilizados muitos produtos químicos que causam impactos ao meio ambiente e à saúde humana.

O objetivo da empresa é que as tintas desenvolvidas sejam uma ferramenta de educação e estímulo dos sentidos e da coordenação motora das crianças, além de promover uma brincadeira livre de restrições e ajudar na disseminação de conceitos de arte e preservação da natureza. A empresa surgiu a partir da fabricação de tintas orgânicas, para aplicações em papel, madeira e usadas na pintura de mobiliários, materiais gráficos e outros.

A produção ainda é realizada em pequena escala e sob encomenda. Para viabilizar o propósito de levar as tintas para mais crianças, professores e pais, a Mancha lançou uma campanha de financiamento coletivo. O objetivo é utilizar o valor arrecadado para fazer testes em novos pigmentos e ampliar sua linha de produção sem perder o caráter orgânico e livre de componentes tóxicos. Confira o vídeo da campanha: https://youtu.be/YB2deF1g430

Para Pedro Ivo, sócio da empresa, é necessário ampliar o número de usuários do produto para que o objetivo de atingir crianças de todas as classes e faixas etárias seja alcançado "Até hoje, um pequeno grupo de crianças experimentou as nossas cores em oficinas e eventos. Queremos estender esta experiência do brincar livre e seguro para mais pessoas", diz.

No ar até o dia 7 de dezembro, a campanha oferece kits especiais de tintas, brownies em latas especiais feitas com as tintas, cartazes e até workshops como forma de recompensa aos apoiadores. Dentro da plataforma, as pessoas têm acesso a uma promoção especial de natal para presentear as crianças.

Ao contribuir com o financiamento, além de poder receber as tintas em casa, você ajudará a analisá-las em laboratório para garantir cada vez mais a qualidade e benefícios dos produtos. E, é claro, sem perder a origem orgânica e artesanal, bem longe de elementos tóxicos. Para contribuir, acesse o site da campanha: https://www.catarse.me/mancha

Fonte: www.ecycle.com.br
Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Nome:
E-mail:

* seu e-mail não será publicado.
Comentário:
Digite o código ao lado:
(gerar outro código)