02/02/2016 02:43
Escócia usa o vento para produzir 97% da demanda energética residencial
A meta é ter 100% de sua energia a partir de fontes renováveis até 2020.

A Escócia continua sua busca por ser referência mundial em produção de energia renovável. O pequeno país europeu conseguiu produzir, em 2015, energia eólica suficiente para abastecer 97% de suas casas. Os resultados positivos obtidos nos últimos anos incentivam a nação a dar passos ainda maiores em direção à energia limpa.

Os dados foram disponibilizados por uma companhia escocesa do setor de energia, a Cleatechnica. De acordo com a empresa, o resultado do último ano foi 16% superior ao produzido em 2014. Mas, não são apenas os ventos que fizeram a diferença. Mesmo sendo um país com clima frio, a energia solar foi usada para abastecer 50% ou mais da eletricidade doméstica e do aquecimento de água em toda a Escócia durante sete meses.

Como os grandes gastos energéticos ainda estão relacionados à indústria e ao transporte, este é apenas o começo de um enorme caminho que os escoceses têm pela frente. O compromisso da nação é conseguir ter 100% de sua energia proveniente de fontes renováveis até 2020.

Atualmente, o país britânico tem 15% do seu total energético vindo de fontes limpas. O índice ainda é considerado baixo, diante do pouco tempo até o fim do prazo para a universalização energética. Assim, já existe a possibilidade de estender o compromisso. Uma expectativa mais conservadora, feita por Niall Stuart, chefe-executivo da Scottish Renewables, considera que em 2030 o país terá 50% de toda a sua demanda vinda de fontes renováveis, o mesmo índice que a Suécia já possui hoje.


Fonte: Ciclovivo.com.br
Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Nome:
E-mail:

* seu e-mail não será publicado.
Comentário:
Digite o código ao lado:
(gerar outro código)