29/08/2017 02:10
Compartilhamento de veículos já é realidade no Paraná
"Você faz a reserva do carro e inicia as transações... via celular..."

É pelas estradas da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, a Itaipu Binacional, que circula um modelo diferenciado de sustentabilidade e tecnologia. A usina inaugurou recentemente o quarto posto de compartilhamento de veículos elétricos. Desde dezembro de 2016, quando foi lançado, o projeto já contabilizou mais de 7.600 quilômetros rodados dentro da empresa, deixando de emitir quase uma tonelada de gás carbônico na atmosfera.

A frota de compartilhamento possui 11 veículos do modelo Twizy. Todo o desenvolvimento da iniciativa foi feito pela Itaipu, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade de Portugal. O monitoramento das viagens dos automóveis é controlado via aplicativo para smartphones.

"Você faz a reserva do carro e inicia as transações. Tudo via celular! É diferente de quando você reserva um carro e fica o dia inteiro com ele - parado, na maioria do tempo. No compartilhamento de carros você visa atender mais pessoas com menos carros", explica Mateus Gimenez, analista de sistemas do Parque Tecnológico Itaipu.

Por enquanto, o uso é restrito aos funcionários da usina. Mas segundo Gimenez, a ideia é que isso possa ser replicado para as cidades. Já pensou em usar um carro de forma compartilhada com desconhecidos?

Fonte: Imagem e matéria: http://thegreenestpost.bol.uol.com.br
Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Nome:
E-mail:

* seu e-mail não será publicado.
Comentário:
Digite o código ao lado:
(gerar outro código)