08/02/2018 09:07
O vidro transparente que gera energia solar para sua casa
O dispositivo pode até mesmo ser usado em aparelhos celulares

Já pensou se a janela da sua casa pudesse produzir energia solar? Depois da Tesla apresentar ao mercado as telhas solares (que ainda são mais baratas do que as convencionais) e da Nissan desenvolver um sistema inteligente que permite aos moradores de uma casa escolherem como e quando querem usar a energia solar que ela produz, é a vez dos pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, inovarem.

Eles desenvolveram um novo tipo de receptor solar feito de vidro. De acordo com Richard Lunt, coordenador do estudo, a palavra-chave que resume a genialidade deste dispositivo é transparência. Basta colocá-lo na janela que ele é capaz de captar luz solar e transformá-la em eletricidade, sem que o design da casa ou a vista dos moradores seja comprometida.

Segundo Lunt, o dispositivo pode até mesmo ser usado em aparelhos celulares, em cima da tela, garantindo que sua bateria nunca acabe. É ou não é incrível?

Mas como ele funciona? Simples: o sistema de recepção e armazenamento de energia solar implementado no dispositivo utiliza pequenas moléculas orgânicas, desenvolvidas pelo professor Lunt e sua equipe, para absorver comprimentos de onda (específicos e não visíveis) de luz solar. A grande sacada é que essas moléculas podem ser ajustadas para não absorver ou emitir luz no espectro visível - ou seja, parecem excepcionalmente transparentes a olho humano.

O produto ainda está em fase de protótipo e Lunt estuda maneiras de tornar sua venda eficiente (a um preço baixo) no mercado. Nós já estamos ansiosos para ele conseguir.
Fonte: www.thegreenestpost.com
Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Nome:
E-mail:

* seu e-mail não será publicado.
Comentário:
Digite o código ao lado:
(gerar outro código)