21/09/2018 02:02
ONG: CIDADE MENINOS
SAIBA MAIS:

Histórico

A Cidade dos Meninos "Maria Imaculada", situada na Rua Batávia 280, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos mantida pela ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DOS FRANCISCANOS MENORES CONVENTUAIS (SOMIFRAMECO), considerada de Utilidade Pública, Federal, Estadual e Municipal. Idealizada por Frei Pio Populin, teve seu início em 11 de fevereiro de 1961.

 Ela surgiu num bairro de periferia de S. André, quando a realidade extremamente pobre da população exigia uma resposta de esperança e de vida para muitas famílias cujas crianças e adolescentes viviam literalmente na rua e no abandono. Durante os primeiros 15 anos, funcionou como internato e semi-internato. Na segunda metade dos anos 70, após um amplo debate com os segmentos mais significativos da sociedade andreense, decidiu-se terminar com o internato, pois entendeu-se que a criança e adolescente carente e até órfã necessitava de um aconchego familiar para o crescimento harmônico da sua personalidade. Para as crianças e adolescentes que não tinham família procurou-se encontrar então, pessoas que tivessem algum laço com a família como parentes, amigos ou alguma família substituta. Esta filosofia permanece até hoje. Para a realização deste projeto, a Entidade ganhou um amplo terreno da Prefeitura de S. André que, no decorrer dos anos, foi devolvido em parte, para poder atender a outras necessidades do bairro que estava crescendo sobremaneira. Entretanto, a Entidade continua ainda de posse de uma área muito ampla que lhe permite realizar a contento as suas atividades.

O bairro onde está inserida a Entidade melhorou, todavia a pobreza e a miséria tem crescido ao seu redor tornando cada vez mais atual a presença significativa da Cidade dos Meninos no atendimento à crianças, adolescentes e suas famílias. A Entidade mantém convênio com a prefeitura de S. André.

 

MISSÃO :

Acolher crianças e adolescentes de baixa renda em período integral dando-lhes oportunidade de uma vida digna e de uma formação integral, humana, ética, religiosa, política, social, educando-os para a cidadania, a liberdade e a vida plena.

Acolher pessoas com deficiência dando-lhes oportunidade de reabilitação mediante a equoterapia.

Acolher pessoas necessitadas de bem-estar físico mediante a academia.

 

FILOSOFIA DE AÇÃO :

A Cidade dos Meninos é o lugar preferencial dos mais pobres; é ao pobre onde se "estende o tapete vermelho"; é o pobre a pessoa mais importante, acolhida com o maior carinho e respeito por todos os que aí trabalham.

 A Cidade dos Meninos faz suas as palavras de Oscar Niemeyer: "as crianças mais pobres entram aqui com orgulho, como se a vida estivesse melhorando, participando assim de coisas melhores, que, em geral, só as crianças ricas têm". (FSP 12-12-04).

O trabalho realiza-se simultaneamente com as famílias e a comunidade visando a construção de uma sociedade nova onde ninguém seja excluído.

 

Entre no site para mais informações: http://cidademeninos.org.br/missao

Fonte: www..cidademeninos.org.br
Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Nome:
E-mail:

* seu e-mail não será publicado.
Comentário:
Digite o código ao lado:
(gerar outro código)